Consumir é uma coisa indispensável para as pessoas poderem viver bem e confortavelmente. Porém, atualmente, esse modelo de subsistência passou a ser o critério para ser feliz. Pesquisadores afirmam que a sociedade de consumo é necessária para fazer a economia girar e promover o desenvolvimento, no entanto, esse modo de capitalismo neoliberal esta [está] sendo cada vez mais questionado.
O ato de consumir, além de satisfazer a luxuria [luxúria] das pessoas, tem servido para definir o status; quem tem o carro próprio, celular do momento e roupas da moda, garante um bom posicionamento na sociedade. Esse modo de viver gera a grande desigualdade social existente [,] principalmente nos países em desenvolvimento. Pois nessa realidade, quem tem dinheiro cresce cada vez mais e os pobres não tem[têm] cidadania, não tem [têm] educação de qualidade e nem segurança.
O consumismo gera a maior produção nas indústrias, e essa produção se torna insustentável, pelo fato de necessitar mais e mais matéria prima. A degradação do meio ambiente é notável quando se fala em consumir; e as empresas tem [têm] o necessário papel de adotar práticas sustentáveis para tentar resolver esses problemas. O estado [Estado] deve adotar práticas como as chamadas políticas de consumo sustentável, promover campanhas de conscientização das pessoas e fornecer saúde, lazer, educação e infraestrutura de qualidade a todos.
Essa sociedade doente por consumir, não é sempre sinônima de desenvolvimento dos países, mas sim, considerada um modelo instável de economia. Um exemplo disto seria a crise dos EUA em 2008, que afetou muitos países em decorrência do consumo exagerado da sua população. É importante que as pessoas se conscientizem de que esse “compro, logo existo” tem que acabar, para que aí sim consigamos viver de maneira digna e dentro dos limites ambientais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. Porém, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, exemplificações, comparações, contraposições, dados, retrospectivas históricas etc.) Extrapole o óbvio para validar sua tese!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |