O consumismo foi crescendo conforme a tecnologia fora aumentando, todos os dias tem lançamentos, desde o mercado moda-praia até os novos e mais novos modelos de carros.
É intrigante ver a que ponto chegamos, pois antigamente quando não havia tantas opções no mercado(em geral) e as conversas das famílias eram iluminadas a [À] lamparina, existiam mais sorrisos e diálogos entre si. Depressão era coisa de outro mundo, hoje especialistas em saúde a denominam “doença do mundo moderno”.
Esse ato de consumir gerou na sociedade a impressão de que quanto mais se tem mais feliz és [é] . O que esta [está] no auge agora[,] principalmente entre os jovens e a tecnologia, que a cada dia nos surpreende, como por exemplo, o celular, quando fora criado esse pequeno objeto nada mais era para uma breve comunicação entre pessoas que estavam longe. Hoje [,] fazer ligação não passa de um mero “detalhe”. As companhias telefônicas estão a pleno vapor é tela “super amoled” Android, processador para aumentar sua velocidade [,] enfim [,] são tantas inovações que vemos as fabricantes de celulares em disputas judiciais como é o caso da Apple e Samsung.
Contudo, é necessário a sociedade rever seus valores, olhar dentro de si e ver o que realmente importa; se é guarda-roupa cheio e carro do ano na garagem, ou ter mais tempo para a família. Como diz a música de padre Zezinho; “Há muitos filhos que bem mais de que um palácio gostariam de um abraço e do carinho entre seus pais”. No fim de tudo [,] que realmente importa é aquilo que o dinheiro não compra: o Amor
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Contudo, faltou uma melhor fundamentação de suas colocações. Dessa forma, para enriquecer sua análise e validar sua tese, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |