A glorificação ao consumo na sociedade atual, na qual o anelo para ter o carro do ano e a roupa de marca é cada vez mais preconizado pela mídia, é apenas uma ilusão tênue de se sentir feliz. As pessoas compram umas às outras; o “Eu, etiqueta”, é o que impera hoje.Assim, a felicidade passou a ser exposta como um produto de mercado.
O consumo tornou-se um comportamento referência [referencial] de pessoa feliz.. As pessoas não conseguem mais se relacionar com o outro sem que o meio seja o consumo. Indo mais além, o Eco-consumismo tão falado atualmente, não consegue impedir a necessidade dos indivíduos de comprar. É como se nada pudesse ser pior do que não consumir.
Do mesmo modo, é abusiva e enganosa a propaganda que os meios de comunicação veiculam do consumo, mostrando-o sempre como produtor de um ideal de bem-estar. Junto à mídia está o sistema vigente que parte da ideia, expressa por Benjamin Friedman, de que o crescimento econômico é necessário para manter a paz social. Desse modo, o dinheiro passou a ser o Führer das pessoas e a felicidade uma ação na bolsa de valores.
Nessa perspectiva, a sociedade materializou a felicidade como objeto de valor e, por conseguinte [,] colocou o trabalho como meio de alcança-la [alcançá-la]. Assim, as pessoas trabalham para consumir.Talvez seja por isso que o trabalho passou a ser o pesadelo de nossa sociedade, dignificando apenas a insensatez humana do consumo demasiado.
Destarte, é impossível alcançar a felicidade através do consumo exacerbado imperioso em nossa sociedade.Por outro lado, frente a essa frenesi corrida em busca de um vazio insaciável, a qual Nietzsche chamou de felicidade de rebanho, tem-se um consumo apenas necessário a [à] vida do homem. Um consumo que não o escravize e não o torne vendável. Mas enquanto esse espectro de consumo mais consciente não se torna concreto, a felicidade continua a [à]venda.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações válidas em torno da problemática do tema. Porém, faltou uma mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposiçõe, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua análise e melhor fundamentá-la. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |