Será que o poder de consumo pode determinar os padrões de felicidade? - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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No mundo capitalista no qual estamos inseridos é normal que a existam diversos objetos que aguçam o nosso Ego. Automóveis, roupas de grife, joias, dentre outros [,] são tentadores e podem determinar se o indivíduo é feliz. Para muitas pessoas [,] a felicidade está pautada naquilo que podem consumir.

Atualmente, todos os membros da família participam do sustento de seus lares, pois, com o passar das décadas e o avanço tecnológico, ficou mais caro viver nas cidades, por exemplo. Com isso, o indivíduo, que passa boa parte do dia trabalhando [,] acha que realmente merece adquirir tudo àquilo que deseja, pois [,] afinal [,] se ele trabalha tanto, então merece comprar o que deseja, sentindo, assim, muito prazer em comprar, por exemplo, uma roupa de grife.  

Além disso, está envolvida, nesse mundo, uma questão de poder, pois o indivíduo quando adquiri [adquire] um objeto pretendido sente-se poderoso, capaz de tudo, chegando a comparar-se a um piloto famoso, no caso, quando surge com aquele automóvel dos sonhos ou mesmo àquela atriz da novela com um lindo vestido. Nesse momento, entra em cena uma questão psicológica no tocante ao Ego, porque o indivíduo fica realizado, completo e [,] realmente, feliz.           

Somando-se a que foi dito anteriormente, podemos incluir a competição que existe entre as pessoas, o que na realidade acaba determinando as classes sociais, quem tem a maior capacidade de compra, geralmente possui mais recursos financeiros e localiza-se mais próxima do topo da pirâmide social. Desta forma, diversas celebridades, artistas, cantores estão sempre disputando as manchetes dos jornais, mostrando suas joias, mansões, viagens, ganhando o chamado “glamour”, ficando, deste modo, imensamente felizes.        

Assim, verificando o comportamento dos integrantes da sociedade, é facilmente observável que o poder de consumir determina a felicidade. A grande maioria fica realizada quando adquiri [adquire] seu objeto de consumo, prova disso é que o Brasil tem um grande mercado consumidor, capaz de movimentar sua economia. Entretanto, cabe salientar que o consumo de forma exacerbada tem sido motivo de grande endividamento da população, que busca mais recursos em bancos e acabam gastando o que não possui, além da frustração quando não conseguem adquirir o que desejam, causando doenças psíquicas e outros males.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta, porém faltou melhor fundamentar sua linha argumentativa. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente