Vive-se no mundo da instantaneidade, no qual as informações espalham-se em tempo recorde e as modas são reconhecidas a nível mundial com notável facilidade. Contudo, a sociedade tem usado a influência da mídia para sustentar sua felicidade em bens materiais, e tem dado suporte a um consumismo desenfreado. Atos que carregam grandes malefícios.
O advento do capitalismo trouxe consigo a busca por lucros, e a forma encontrada para obtê-los foi influenciando o consumismo. Está fixa na mente de parcela da sociedade a idéia [ideia] de que é mais feliz aquele que mais tem. Melhor do que a obsolescência programada, foi conseguir programar nas pessoas que existem modas e que a aceitação delas nos grupos em que convivem depende de seguir tais moldes do que é atual, fato que as leva a querer, e adquirir o que é lançamento.
Para conseguir o crédito necessário à compra do que desejam, as pessoas tem [têm] tornado-se mais ambiciosas e competitivas, trabalhando o máximo que podem, e o que se observa é que na tentativa de conseguir a tal felicidade, as pessoas comprometem a oportunidade de viver momentos de lazer, descanso na companhia dos que fazem parte do seu círculo de convivência. Além disso, produzir uma grande quantidade de produtos para o consumo provoca o desgaste da natureza e corrobora para um mal que tanto se tenta contornar.
Portanto, é evidente a necessidade de derrubar a noção de felicidade atrelada aos bens materiais, e para isso é necessária uma conscientização que mostre os malefícios do consumismo, que valorize os que compram por necessidade e não por status, e que mostre outros caminhos para ser feliz. Tal conscientização pode ser feita pelos que defendem essa forma de pensar, através das redes sociais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, melhor explore a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar suas colocações. As vírgulas destacadas são usos indevidos. Atente!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |