Felicidade não está à venda - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 06/09/2012

Status:

Corrigida
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   São inúmeros os bens de consumo que surgem e desaparecem. O que era novidade hoje, amanhã pode se tornar obsoleto. A globalização do capital e dos costumes aliada a [à] propaganda, são [propaganda são] as grandes ferramentas utilizadas para a difusão da cultura consumista. É nesse momento que felicidade e consumo são aproximados. O homem moderno é aquele que busca realização pessoal por meio do consumo desenfreado. Nesse campo surge uma grande questão: os padrões de consumo determinam a felicidade?
   O processo de globalização acelerou o contato entre as culturas. Da mesma forma, integrou os mercados, formando um padrão universal de consumo. A propaganda, por sua vez, divulga as últimas novidades, desde musicas [músicas] a equipamentos eletrônicos. O mundo de consumo está ao redor de todos. O que se tem por felicidade é poder comprar o que surge na mídia ou se vestir com o que está na moda. Vive-se hoje a era da coisificação da vida.
   No entanto, a felicidade não se resume aos aspectos materiais. Muitas vezes um simples sorriso ou um abraço, representam [sem vírgula] muito mais o conceito de felicidade e marcam para sempre nossas vidas. A felicidade está por toda parte, em coisas simples e imprevisíveis. Por outro lado, a aproximação do consumo com a felicidade resulta em uma busca interminável.
   É verdade que as inovações melhoraram e muito a nossa vida. Os novos equipamentos eletrônicos possibilitaram comunicação intuitiva e rápida, os novos veículos diminuíram as distâncias, as novas roupas e estilos musicais integram nosso modo de ser. Mas a felicidade não deve se basear apenas nesses aspectos. É necessário ao homem moderno compreender o verdadeiro sentido da felicidade.
   Nesse mundo de consumo, a propaganda e as inovações estão por toda a parte, cabe ao homem moderno diferenciar a vida material da felicidade. Alcançar a felicidade não se faz exclusivamente por meios materiais, ela está a nossa volta, basta ter olhos para vê-la.
 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma rica linha argumentativa que promovesse uma boa discussão da questão, uma vez que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente