Querer é poder. Conquistar é mostrar. Adquirir sempre mais é saudável. Mas, até onde devemos obedecer nossas vontades e desejos? Trabalhamos, para [Trabalhamos para] conquistar os nossos sonhos de criança que criávamos sem perspectiva de futuro, tendo ingenuidade em nossos pedidos. A felicidade hoje é estar em um novo grupo criado por nós mesmos, dos consumistas ou viver sem perder a personalidade, sem desvirtuar, o [desviturar o que] que aprendemos até então?
Quando avistamos algo novo no mercado consumidor, pensamos de que forma iremos adquiri-los. A única solução em vista é trabalhar e cada vez mais isso se torna doentio. O excesso do mesmo* e o cansaço que surgi [surge] não nos impedem de forma alguma de parar até conseguirmos o que queremos. A cada dia é lançado um produto novo, seja um carro, uma maquiagem, uma roupa, um celular. Ficamos tão obcecados em ter tudo, que perdemos a noção do que temos e do que somos. Estamos felizes dentro desse novo mundo, onde temos tudo o que desejamos. Respeitamos e respondemos: “Sim Senhor” as [às] nossas vontades que em hipótese alguma irão parar.
Ser simples, viver gentilmente a vida, dar valor pelas [às] pequenas coisas, que foram difíceis de conseguir sem se envolver nessa guerra de quem tem o melhor (celular, roupa...) é menosprezado, humilhado, excluído. Deve-se ter o melhor sim, mas com consciência, com vontade de querer ter e não por ter. A felicidade de antigamente era o normal, a construção de uma família, um bom trabalho, um bom lazer.
Estamos passando por uma era descontrolada. Os valores não são lembrados, o trabalho nos consome a cada dia, as ideologias se perdem e a felicidade em si não existe. Nossas mentes estão decidindo as nossas escolhas. O que fomos é apagado, o que somos é reconhecido. Se não nos adaptarmos a nova felicidade, não saberemos o que ela realmente significa.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
*Além do uso do mesmo para se referir a um termo anteposto pela norma padrão não ser recomendado, essa ocorrência prejudicou a compreensão de sentido no trecho. A quem você se refere?
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |