Cada indivíduo tem sua concepção do que é felicidade, que é fruto da sua experiência enquanto ser social e do momento histórico em que vive. Ou seja, a noção de felicidade é temporal, logo é mutável. Nós [,] hoje, por exemplo, que estamos imersos nas "teias" da sociedade de consumo, que nos cerca a todo o momento com suas vitrines e letreiros luminosos, somos levados a crer em felicidade momentânea, pois o prazer do consumo se encerra no ato da compra, já que, o [que o] que passa a nos pertencer, perde o encanto, a sedução. Nos gornamos [tornamos] eternos insatisfeitos em busca de um prazer fugaz. A manutenção da insatisfação na sociedade contemporânea é responsável por manter a dinâmica do consumo no sistema capitalista e é configurada, sobretudo, pelo cultivo do desejo nos consumidores de adquirir produtos, os quais, em pouco tempo, são superados POF [por] outros mais desejáveis e mais modernos. O cerne da questão, no entanto, está na crueldade do sistema, que, ao segmentar a população em os que podem comprar e os que não podem, acaba por definir a partir dos padrões de consumo aqueles que podem ou não serem felizes. Nesse sentido, somos levados, muitas vezes, a comprar o que não precisamos, movidos pela vontade de ter, de mostrar e de pertencer: de ter o que desejamos, de mostrar que podemos e de pertencer ao grupo dos que podem. Felizmente para uns e infelizmente para outros, esse modelo econômico e social baseado no consumismo exacerbado está dando sinais de colapso. Os recursos naturais estão se esgotando. Dentro dos inúmeros debates internacionais busca-se um modelo de produção e de vida mais sustentável. Daqui algumas décadas, a felicidade será reciclável.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas em torno da problemática do tema. Porém, melhor estruture seu texto: desmembre-o em parágrafos. Além disso, desenvolva sua linha argumentativa a fim de melhor explorar o tema. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |