A crescente busca pelos padrões que a mídia está a exigir nos ultimos [últimos] anos é uma das características do século XXI. Tal busca representa grande relevância, gerando cidadãos cada vez mais consumistas. Pelas revistas, televisão e, principalmente[,] a [pela] internet, somos influenciados todos os dias.
Tal influência ocorre através da mídia. Com ela, padrões de beleza e moda são disseminados a um público bastante extenso, fazendo essa sociedade, muitas vezes privada de consciência crítica, vir a absorvê- los e torná- los parte de sua própria personalidade. Desse modo, buscamos a realização interna , seguindo os modelos midiáticos [,] supondo que buscar padrões seja a melhor maneira de ser feliz.
Com isso, essa nova era consumista representa uma alienação social da população em todos os aspectos, desde a exploração no trabalho, até a degradação do ambiente, que também sofre com o aumento desenfreado da quantidade de lixo. Por isso [,] diversas empresas se fundem a esse mundo tão variável e lucrativo da moda, atraindo pessoas, impondo- lhes sua maneira de vestir, comer, viver. Esses cidadãos [,] então, tornam-se mais vulneráveis e suscetíveis à manipulação padronizada instituida pelas mídias.
Diante disso, é necessário que haja uma conscientização por parte da sociedade de que tudo aquilo que não oculte sua formação crítica nem agrida sua personalidade, pode [,] e deve ser seguido. Porém [,] o que for desnecessário ou exagerado deve ser ignorado, evitando [,] assim, que nos tornemos meros "robôs" controlados por um mundo totalmente padronizado, através do consumo, que nos priva do que é realmente importante: a verdadeira felicidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. Porém, realize um melhor trabalho com a parte argumentativa de seu texto a fim de comprovar sua tese e extrapolar o âmbito do senso comum. Dessa forma, melhor explore os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |