Sociedade Hipermoderna - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 06/09/2012

Status:

Corrigida
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As pessoas estão cada vez mais endividadas e psicologicamente doentes, por falta de autocontrole, por complexo de inferioridade, tentando chegar à [a] padrões dos quais elas dizem ser os ideais, e tudo isso por conta do consumo. Esse  consumismo é o que podemos chamar de “via de mão dupla”, pois se de um lado traz malefícios, de outro pode trazer também benefícios. Nós vivemos em uma sociedade hedônica, que procura a felicidade, o bem supremo, no prazer imediato.
O Brasil é um dos países mais consumidores do planeta, e o que levou a isso foi a ascensão da economia. Os brasileiros estão tendo acesso a  crédito fácil combinado aos juros baixos, principalmente sobre produtos importados, o que tem ajudado, de certa forma, na atual crise econômica mundial. Porém, todos esses subsídios tem [têm] levado o brasileiro à inadimplência, fazendo com que gastem mais do que conseguem arrecadar. E todo esse consumo, dos quais as pessoas dizem se satisfazer por tê-lo, tem gerado exageros distintos. Há excessos em tudo, até em antidepressivos, usados por pessoas que se sentem tristes por não terem certos bens.
Uma pesquisa feita em 2010 por grandes empresas de consumo, mostrou [consumo mostrou] que 53% dos pobres brasileiros, acham [sem vírgula] que estão um nível acima na pirâmide social por terem bens, como um carro financiado em até 60x, por exemplo, o que não é um pensamento racional, uma vez que eles, os pobres, estão devendo exageradamente. Nós vivemos em uma sociedade contraditória e egoísta, que acha que por terem objetos muitas vezes supérfluos, fazem parte de um grupo seleto, mesmo estando com o nome sujo na praça.
A responsabilidade dos nossos excessos deve ser nossa. A propaganda nasceu para nos incentivar, para nos convencer. E cabe à  [a] nós, consumidores em geral, nos pormos limites, consumir o que realmente precisamos e não só o que queremos para, só assim, sermos realmente felizes.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, não basta afirmar algo, é preciso comprovar e fundamentar. O trecho destacado no segundo parágrafo não tem necessariamente uma relação lógica como foi proposto. Dessa forma, melhor explique e comprove suas colocações. Para isso, mobilize fatos e exemplificações concretas. Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente