- Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 06/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em meados do anos 80 [,] a Legião Urbana lançava nas rádios de todo o país  a canção-protesto “Geração Coca-Cola”. Nela [,] o padrão de consumo capitalista foi poética e enfaticamente criticado e as palavras de Renato ganhavam [ganharam] eco por todo o Brasil.  Quase 3 décadas depois, “Geração Coca-Cola” ainda é nova e reflete muito bem a realidade de uma sociedade que vê na figura do “Deus-Consumo” a solução para todos os seus males. Em um mundo onde as relações são cada vez mais virtuais [,] os padrões éticos e morais são relidos à luz do consumismo frenético de agora, que [,] por sua vez,  passa a funcionar não só como condição de sobrevivência [,] mas também como  via de acesso à felicidade e ao prazer.

Para potencializar essa ditatura do consumo, a indústria publicitária investe bilhões em propagandas a fim de trazer para seus clientes mais e mais pessoas que, dispostas a perseguir padrões estéticos e econômicos pré-desenvolvidos  [,] acreditam que apenas desta forma poderão se realizar plenamente. Cosméticos prometem reaver os anos que o tempo tirou de mulheres preocupadas em demasia, outros garantem deixar seus cabelos iguais aos daquela da atriz da novela das 8; celulares, smartphones e uma infinidade de aparelhos equipados com as mais variadas e inúteis ferramentas são adquiridos muito mais pelo status que garantem ao comprador  do que pela sua funcionalidade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto evidenciou compreensão crítica da proposta e dos fatos do mundo. Porém, desenvolva seu projeto de texto para realizar uma abordagem mais ampla da questão. Apresente uma proposta de solução para a problemática imposta e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua análise e melhor fundamentá-la!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente