Atualmente [,] vivemos em uma sociedade que para alcançar destaque social e ser respeitado pela sociedade é necessário ter o último lançamento da indústria automobilística, um celular de última geração e roupas caras que acompanhem a moda. As pessoas deixam de lado aspectos importantes da vida, economizando ao máximo para estarem atualizados, mesmo que para isso precisem trabalhar exaustivamente. O problema é: muitas vezes essas pessoas deixam de viver.
A população tem sido muito influenciada pelas propagandas, estas quase hipnotizam as pessoas, passando a ideia de que comprando o produto elas serão pessoas melhores, bem vistas pela sociedade. Nem sempre esses produtos são sinônimos de felicidade. As pessoas compram apenas pelo prazer de comprar, porém um prazer que se torna um vício e precisa ser alimentado sempre. Isso é exatamente o objetivo das empresas que fazem as propagandas.
Após a sociedade se tornar consumista é quase um caminho sem volta com um ciclo bem definido: trabalhar para comprar. E com lançamento de novos produtos todos os dias, as pessoas necessitam se manterem atualizadas. Mas e o lazer? O lazer da população consumista é ir ao shopping e ao comércio, não mais viajar, passear e praticar esportes.
Entramos em um padrão de felicidade limitado, as pessoas não aproveitam suas vidas, estão dispostas a manterem a rotina de consumo material. A solução para uma vida mais aberta deve partir de cada um, a sociedade carece quebrar [carece de quebrar] esse ciclo consumista e para isso precisa perceber que o mundo oferece muito mais do que carros, celulares e roupas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e obedeceu à estrutura dissertativa. No entanto, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa, não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar sua tese. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplificações, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
*Evite repetir a mesma palavra no mesmo parágrafo
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |