A felicidade não está no ato de consumir. - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 06/09/2012

Status:

Corrigida
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Na sociedade contemporânea em que se vive consumir [vive, consumir] tornou-se sinônimo de felicidade. As pessoas consomem apenas para saciar seus desejos adquirindo uma felicidade instantânea. Diante disso, é necessário que haja um amplo questionamento sobre esse pressuposto, a fim [pressuposto a fim] de mudar essa realidade de que a felicidade está apenas no ato de consumir.

As pessoas trabalham muito para poder comprar roupa da moda, eletrônicos de última geração, carro do ano, etc. É como se as suas compras fossem capazes de proporcionar uma felicidade para sempre, um bem-estar. Entretanto, o ato de consumir proporciona apenas um prazer instantâneo e acaba quando surge outro modelo mais novo da compra que realizou há alguns meses atrás. Por isso, é preciso rever alguns conceitos, consumir não vai te tornar melhor e nem vai te dar uma felicidade duradoura, apenas vai te trazer uma alegria momentânea.

Nos Estados Unidos em 1924, foi adotado um estilo de vida americano denominado “American Way of Life”. Esse estilo caracterizava [caracterizava-se] pelo consumismo em excesso e pela ilusão de que quanto mais consumias [consumia] mais feliz serias [seria]. Após seis anos, ocorreu uma crise econômica no país, e [país e as] as pessoas haviam comprado tanto que faliram e passaram a pedir comida para o governo. As compras que aquelas pessoas fizeram, não foram capazes de torná-las mais felizes e nem proporciona-las [proporcioná-las] um bem-estar. Percebe-se [,] então, que os bens materiais tornam-se inúteis em situações difíceis.

Em suma, não precisa consumir para ser feliz, a felicidade não está naquilo em que consomes.  Buscar a felicidade dentro de si é o melhor caminho para o êxito. Se quiseres uma vida de felicidade [,] amarre-se a uma meta e não as [a] coisas.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta, além de ter feito considerações válidas para comprovar sua tese. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente