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Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 06/09/2012

Status:

Corrigida
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  Felicidade e consumo passaram a caminhar lado a lado. Há décadas consumir deixou de ser um simples ato de subsistência para ser identificado como uma forma de lazer, liberdade e até cidadania. Cada vez mais cedo as pessoas vêm se tornando consumidores insaciáveis. 

  Além dos adultos, crianças também se tornaram alvos desse consumo sequioso. Uma pesquisa feita pelo Intersciente revelou que 80% da influência de compra dentro de uma casa vêm [vem] de crianças. Assim, não é mais necessário tornar-se um adulto consumista, pois, a criança já cresce enraizada no consumo; está sendo ensinado desde pequeno que a felicidade, o tentar sentir-se completo está no ter e não no ser, como pode ser bem visto no documentário "Criança, a alma do negócio".

   Homens e mulheres são levados a consumir, mesmo sem necessidade, apenas pelo simples fato de comprar. Ao comprar algo, não apenas se adquire um produto ou um serviço, mas define-se um status e mesmo a identidade, uma forma do indivíduo se posicionar e se diferenciar dentro da sociedade através do que consome. Pesquisas realizadas ao longo dos anos se descobriram [anos descobriram] que a felicidade atingiu seu pico na década de 50, a mesma época em que a febre de consumir explodiu. Nunca se teve e se trabalhou tanto como hoje, a nossa busca ávida pelo ter, a falsa sensação de plenitude e felicidade deixou de lado nossa interação com as pessoas, o nosso tempo em descobrir e apreciar as coisas que não necessitam de dinheiro em mãos. 

  Contudo, a felicidade pela via da satisfação é insustentável, porquanto, a vontade é insaciável. Afinal, como ensinou Arthur Schopenhauer “a nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que em nossos bolsos.”.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e explorou o recorte temático. Porém, procure apresentar propostas de solução para a problemática imposta na conclusão de seu texto. Além disso, a fim de enriquecer sua linha argumentativa, realize um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente