As pessoas a cada dia que passa estão colocando o consumismo á [à] frente de suas realizações pessoais,e [pessoais e] impondo para determinado grupo social que consumo é sinônimo de felicidade.Colocando objetos como forma de satisfação plena e bem-estar.Como se eles fossem capazes de alguma forma dar-lhe um lugar privilegiado e de destaque na sociedade.
Em busca desse papel de destaque,fazem tudo para realizarem um sonho de consumo,como se a felicidade interior dependesse desse mecanismo usado por muitos como forma de solucionar problemas pessoais e realizarem desejos individuais.Pessoas usam o poder da compra para saírem da rotina,aliviar o stress [estress] e garantir a satisfação consumista.Pois a sociedade faz com que essas pessoas tenham o desejo de comprar mais e mais.
Um problema ocasionado por esse consumismo é a dependência.Acabam psicologicamente dependentes das novidades do mercado.Como se a cada carro,cada bolsa ou roupa lançada,tivessem a necessidade de possuí-los.Pois essas pessoas,só [pessoas só] estarão satisfeitas quando obterem esses objetos desejados.E é aí que muitos acabam entrando em dívidas constantes,para [constantes para] suprirem o desejo em nome do consumo,idealizado como forma de felicidade.
Portanto,para que possamos realizar nossos desejos pessoais,sem acarretar consequências depois,devemos não deixar de consumir,pois precisamos adquirir bens para garantir uma certa satisfação.Mas sim,se desapegar dos objetos ou coisas e se livrar do pensamento de que o consumo exagerado leva a [à] felicidade interior.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, melhor elabore a parte argumentativa de seu texto a fim de comprovar sua tese, retirar sua análise do senso comum e melhor explorar a questão. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |