O padrão consumista norte-americano se espalhou pelo mundo. Novos aparelhos eletrônicos, roupas, veículos são constantemente lançados no mercado, utilizando a publicidade e estimulando o consumismo.
Mas será que a felicidade está diretamente ligada ao consumo? Não, apenas o consumo não gera felicidade. A felicidade é a busca por alcançar metas, e o consumo, de maneira indireta, faz parte dessa busca. O consumo proporciona uma felicidade imediata, que é importante para a construção da verdadeira felicidade. O consumo deve ocorrer de maneira controlada, sem que se torne uma obrigação. É o que muitas vezes ocorre, por exemplo, ao ver uma propaganda de um novo chocolate na televisão, mesmo estando sem fome, os sentidos se aguçam e a vontade do consumo prevalece, outro exemplo é quando vemos um ator famoso usando um tenis [tênis] da moda, queremos o produto apenas por prestígio social.
Se o consumo fosse a chave para a felicidade, não haveria justificativa do porque de tantos países desenvolvidos, que contam com altos indices [índices] de consumo sofrer com questões de cunho psicológico. É o caso do assassinato em massa na Noruega no início do ano, o atirador tinha ótimas condições de vida, possuia [possuía] bens e uma vida digna, porém estava infeliz e transtornado o que o levou a cometer tal ato. As duas grandes crises econômicas mundiais nos anos de 1930 e 2008 são outros exemplos de consumismo desenfreado. A crise atual motivada pela inadimplência dos governos e do consumidor, demostram [consumidor demonstram] a fragilidade do sistema, o consumo que antes era causa de felicidade, hoje derruba muitos países e ameaça a economia mundial.
Portanto [,] a felicidade não é proporcionada somente pelo consumo. A busca por realizar sonhos expõe a real construção da felicidade, que de maneira geral envolve o consumismo na sociedade recente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, cuidado com generalização. A exemplificação data quanto ao caso da Noruega foi genérica, não se pode dizer que as motivações que levaram o atirador a fazer tal ato se resumiram apenas a infelicidade. Procure, para enriquecer seu projeto de texto, realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |