Os bens materiais e as riquezas sempre estiveram entre as fontes mais cobiçadas, e pelas quais as pessoas mais se esforçam na vida, sendo assim, o amor e a amizade ficam relegados a um segundo plano em termos de prioridades.
As pessoas que desfrutam de tudo não se sentem felizes, ou são infelizes por tê-las em excesso, assim, o consumo não determina padrões de felicidade, apenas atrapalha, é algo que dinheiro nenhum pode comprar. O que gera esse consumismo desenfreado é a competição entre as pessoas, pensando que quem tem mais fica feliz.
A felicidade é um projeto coletivo, alcançado em conjunto com a comunidade, o mundo material é enganoso, e nele não pode haver felicidade. Melhorar o nível de renda torna uma pessoa mais “feliz”, mas a percepção da felicidade não é proporcional ao enriquecimento das pessoas.
Como a maioria das pessoas pensam, felicidade é o prazer da satisfação dos desejos, mas ao contrário devemos apenas ter o prazer pela vida. Assim, os desejos naturais e necessários devem ser saciados, como por exemplo, [como o] o de comer e beber, sem os desejos desnecessários[,] alimentos e bebidas refinadas, deixando de lados os desejos de riquezas.
Portanto, contentar-se com pouco seria o segredo da felicidade e deixar de lado a sociedade consumista, pois ter muitos bens materiais, mais cedo ou mais tarde, viriam [virá] a insatisfação, a infelicidade, ter amor ao próximo, deixando de lado o egoísmo mesquinho.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, melhor trabalho a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Obs.: A expressão como por exemplo é redundante. Opte por como ou por exemplo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |