O poder de consumo não pode definir os padrões de felicidade das pessoas. Ser feliz vai muito, além [muito além] disso. Estar [Está] nas simples coisas que a vida oferece e na vontade de cada ser humano de se tornar um indivíduo melhor.
O fato é que o consumo em si não é o fator da questão. Comprar o que estar [está] faltando e precisa realmente é normal. O grande problema, quando [problema é quando] esse desejo de compra se transforma em uma forma exagerada de consumo.
A sociedade tem muita culpa nisso, pois incentiva a população que para fazer parte de um determinado grupo precisa de roupas da moda, celulares do momento, se não tiver, lhes consideram antigo e ultrapassado. E para isso muitos jovens roubam, usam o corpo e matam com objetivo de obterem dinheiro e conseguir estarem incluídos num desses grupos.
A verdade é que o conceito de felicidade cada pessoa que dar. E quando negamos o que somos por receio de não sermos aceitos, estamos deixando de lado o que somos, a essência de que fomos feitos.
Sendo assim, os indivíduos tem que ser eles mesmos sempre, fazendo o que gostam [,]sem importar com que os outros digam, porque quem é amigo de verdade vai aceitar cada pessoa como elas são por dentro com suas qualidades e defeitos, realizado nas suas escolhas pessoais e profissionais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Amplie suas ideias e apresente uma linha argumentativa plausível e consistente que retire seu texto da análise superficial. Além disso, preocupe-se com a clareza de suas coloções e melhor articule suas ideias. Os trechos destacados estão com ideias desarticuladas entre si.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |