No presente século, nunca ficou tão evidenciado como a sociedade das mais variadas nações renderam-se ao consumo exorbitante de bens materiais das suas mais variadas espécies. E é por isso que levanta-se [que se levanta] a seguinte indagação vital deste texto: será que a felicidade é causa direta de um poder de compra? È [É] possivel lograr um status feliz através de bens materiais?
No Brasil, onde o consumo é cada vez mais intensificado, revela por sua vez o quão equivocados estão os consumidores a respeito de serem feliz.
Estabilidade,um bom emprego, poder econômico, status, facilidades de aquisição de mercadorias são pressupostos para a inserção no mundo consumerista.
Os anseios de realizar compras de belos e onerosos vestidos, celulares no ápice da modernidade e tecnologia, eletrodomésticos, automóveis novos [,] dentre uma gama de produtos existentes no mercado revela-se crescente.A mídia é uma das prova fieis disto.
Muitos diriam ser felizes por terem tais condições de ter esse poder de compra,mas é lastimável discordar que a pecúnia não é, e nunca será[,] pressuposto da felicidade humana. O que não elimina a ideia de ser um reforço para ser feliz, pois é inegável que um poder econômico proporciona a pessoa, a ter [ter uma]uma melhor qualidade de vida, e por isso, reduz [vida e, por isso,] as preocupações e causa distração em momentos de stress. [Mal formulado!] Desta forma [Dessa forma,] elimina os pontos negativos que dificultam a pessoa ser feliz de fato.
A Felicidade é um sentimento, assim como amor e ódio. Todos estão no campo da abstração, e dizer que comprar um relógio rolex torna alguém mais feliz, é [feliz é] afirmar que a felicidade pode também ser alienada ou acrescida por algum valor econômico.
O sentimento natural, jamais [natural jamais] deve ser confundindo com sentimento material, isto é, o gozo, o usufruto oriundo de uma satisfação corpórea. Uma pessoa é feliz por ter ganhado um filho que tanto almejava. Uma pessoa está satisfeita materialmente por ter comprado um video-game dos sonhos. São circunstâncias totalmente diversas, a primeira está no plano imaterial,a última no plano material.
Pode-se concluir [,] portanto [,] que,a [que a] futilidade de consumir está aquém da necessidade de ser feliz.Cite-se como exemplo:Quantas são as pessoas abastadas, famosos, cujo poder econômico invejável não mostra-se capaz [se mostra capaz] de conter a depressão, a tristeza.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, preocupe-se com a clareza e precisão de suas colocações. Atente às regras de uso da vírgula e evite períodos longos. Além disso, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu projeto de texto. Mobilize fatos e exemplificações concretas que validem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |