A maioria da população, senão toda ela, é consumista, o consumismo esta [está] diretamente ligado a [à] felicidade, ao prazer por comprar, ou como forma de tentar encaixar-se em grupos sociais, mas o consumo exagerado tem um preço e custa caro, não ao consumista e sim ao planeta, isto é, o descarte de objetos na natureza de forma irregular causa danos que podem ser irreverssíveis [irreversíveis]. Mas o consumismo é um mal necessário, pois esta [está] diretamente ligado a [à] sobrevivência.
E vejamos [Vejamos] um exemplo de consumismo exagerado, ao adquirir um novo modelo de celular, que "esta em alta na moda, pois a moda dita o consumo", sentimos o prazer momentâneo da compra, mas esse prazer, logo em seguida [,] é substituído por uma frustração, pois pouco tempo após, outro celular, mais moderno e bonito [,] é lançado. Isto acarreta em nós, consumidores, uma certa insatisfação, pois queremos adquirir esse novo produto. E [produto, e] assim sucessivamente, com isso o consumo acabar a ser [sendo] um maneira de fortalecer o capitalismo.
Muitos associam felicidade ao consumo e também como forma de integrar-se aos padrões previstos pela sociedade, pois para alguns é preciso ter um celular caro que esteja em alta no mercado e na moda para se integrar a um grupo social, porém este indivíduo desconhece que não é preciso obter algo para que outros te aceitem.
O consumo desmedido tem seu preço para o planeta, pois o consumismo sem controle acarreta em danos a [à] natureza, como por exemplo o descarte em local indevido de baterias de celulares, o que por sua vez pode causar doenças em catadores de lixo.
Mas como soluçionar todos esses problemas, de [problemas de] forma prática e que não prejudique a todos os relacionados? Com a ajuda do governo, que poderia providenciar locais apropriados para o descarte de baterias. A conscientização da sociedade de que bens materiais não definem o seu valor e que o consumo não compra a felicidade, pois a felicidade é fruto do seu bem estar [bem-estar].
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Todavia, sua linha argumentativa não se desenvolveu de forma consistente. O terceiro e quarto parágrafo apenas repetiram o que já havia sido dito nos dois primeiros parágrafos, não houve aprofundamento da questão, apenas repetição. Dessa forma, amplie suas ideias e seus argumentos. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Leia mais a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |