Milhares de pessoas sonham com uma vida bem estável, podendo ter tudo o que quiser e na hora bem [hora que bem] entender. Querem carros da moda, roupas de marca, sapatos de último lançamento e entre outros, mas para muitos a felicidade só se resume nesses prazeres.
A felicidade não é só comprar algo de última geração[,] e sim viver a cada dia, aproveitando cada momento com a família, amigos, mas aqueles que realmente são amigos ao te aceitarem por ser quem você é, e não aqueles que só aceitam alguém no grupo se este usar a melhor roupa, o melhor carro.
O prazer de adquirir algo de último lançamento não nasce apenas no coração daqueles que são da classe alta, mas também daqueles que não tem [têm] a mínima condição de comprar [,] nem que seja uma roupa de marca, realizar as vontades e desejos dos filhos[,]ou seja, são aqueles que vivem em extrema pobreza por causa da desigualdade social.
Muitos por não conseguirem consumir tudo o que querem, preferem roubar, furtar [,] ou seja, cometer um crime apenas para realizar o seu prazer, o que faz, uma [ torna a ] sociedade violenta e cada vez mais perversa, deixando de lado o seu próprio valor.
Sendo assim, para tudo se tem um limite na vida. Deveriam se dedicar mais aos estudos, a família, buscar aproveitar outras essências que a vida nos oferece. Porque as marcas famosas não resolvem os problemas e nem trás [trazem] a felicidade [,]ou seja, consumir mais que o normal é uma felicidade momentânea.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, não estabeleceu uma linha argumentativa consistente que extrapolasse o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |