Dentre vários, um dos conceitos de felicidade é a satisfação de todas as necessidades individuais, o bem-estar físico, emocional e social. No capitalismo, o poder de consumo define quais necessidades uma pessoa pode saciar, logo, o quão feliz ela pode ser.
O neoliberalismo desobriga o governo de oferecer serviços básicos como moradia, saúde e educação; que passam a serem vendidos por empresas privadas. Assim, o bem-estar físico encontra-se à venda.
Da mesma forma está a questão emocional, as pessoas sacrificam valores tradicionais como família, amizade e lazer, porque estão sempre trabalhando para que possam comprar itens que buscam substituir os sentimentos antes proporcionados por aqueles valores.
Tendo “adquirido” o bem-estar físico-emocional, a pessoa com grande poder de consumo “ganha” agora o social, pois passa a ser admirada pelos demais, que compartilham o mesmo objetivo de vida, consumir mais e mais.
Apesar de o consumo impulsionar a economia, gerar desenvolvimento para o país e satisfação à parcela da população, numa crise econômica, o desenvolvimento é retraído, assim como a produção. As pessoas continuam querendo comprar, a oferta se torna menor que a demanda e [,] assim, segundo Adam Smith, os preços aumentam, ocorre inflação e consequente perda de poder aquisitivo, as pessoas não alcançam mais a felicidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações em torno do tema proposto. No entanto, faltou uma conclusão melhor elaborada que apresentasse uma proposta de solução para a problemática instaurada. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua análise.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |