A falsa felicidade porprocionada pelo consumo - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 05/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O que marca nossa sociedade é o consumo,  que na maioria das vezes não tem limites. De olho nas novidades, nos novos lançamentos [,] sem se tocar que aquilo não passa apenas de um capricho, sempre a desejar. Sem controle , essas são caracteristicas de “viciados em consumo”. Cada vez mais os comerciantes insentivam [incentivam] o consumo, com marketing. O poder de compra esta [está] mais acessivel [,] sugindo [surgindo] assim os chamados “classe C”,  que são uma das classes que mais consomem [,] gerando [contraindo] dividas [dívidas] enormes.

  O excesso de consumo é uma das exigências do capitalismo e é incentivado por práticas empresariais de marketing. A oneomania tem origem psicológica, emocional e social, por isso,  surge como tentativa de amenizar frustrações. O consumismo, além de contribuir para a alienação, não é uma prática saudável e, muito menos, sustentável, uma vez que o consumo sem consciência e necessidade, gera [sem vírgula] desperdício e aumento da quantidade de detritos.
O consumismo é complexo, mas é fundamental na conscientização da população. É necessário diferenciar consumidor e consumista com a finalidade de restaurar o princípio da necessidade, evitando assim diversos transtornos. O poder de consumo não pode determinar a felicidade, mas pode dar mais conforto, segurança, instabilidade e saúde, portanto [,] felicidade não, poís a felicidade vem de dentro e dependa [depende] da pessoa. As pessoas confudem isso e acham que a felicidade é consumir e ter.

Andamos fazendo propaganda com roupas , caulsados [calçados], acessorios [acessórios] etc. São pessoas propagandas, os eu etiquetas, só ligam para a marca [,] mas não para a qualidade, não pensam em se sentir bem [,] mas apenas em estar na “moda” . Deixam de apreciar a natureza para apreciar a tecnologia. O  amor a [à] familia não pode ser substituida por : celulares, tablets, roupas, acessorios, bolsas, carros etc [etc.,] , isso são coisas futeis [fúteis,] sem valor. A felicidade do consumo é falsa, não abrange a todos é algo impregado [empregado] pela midia para manipular a populção e ditar regras . A verdadira [verdadeira] alegria é a de viver e lutar por algo que acredita.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa consistente que levasse seu texto a sobressar o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua tese. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente