A política do consumismo nasceu junto com o capitalismo, desde o fim da idade média as [Idade Média, as] classes sociais são separadas de acordo com seu nível de consumo. Essa linha de pensamento se fortaleceu com a revolução industrial e tem grandes impactos na vida social, o fim da escravidão no Brasil, por exemplo, tinha por finalidade criar novos consumidores e para isso os escravos teriam que ser livres para serem trabalhadores assalariados. É desse tempo também que vem a vinculação de consumo e felicidade, nesta época como nos dias atuais o exemplo de felicidade são [eram] pessoas ricas que possuem [possuíam] alto poder de paridade. A felicidade deixou de ser procurada na natureza, na sensação de paz de espírito e passou a ser procurada em lojas físicas ou virtuais atendendo assim á [à] ditadura consumista.
Datas comemorativas e novos aparelhos eletrônicos no mercado são alguns dos motivos que nos levam ás [às] compras. Uma carta ou uma flor deixou de ser presente, a presença dos pais em casa, que trabalham o tempo todo, foi substituída por lembrancinhas. O objeto de desejo de hoje é facilmente trocado por outro “mais novo” se tornando [novo, tornando-se] lixo antes mesmo de ser totalmente usado. O descarte desses materiais traz riscos á [à] natureza, o lixo acumulado é cada vez maior [,] o que atinge diretamente o meio ambiente e todos os seres que nele vivem.
Essa indústria precisa ser reavaliada, a crise nos EUA é uma amostra de que esse modelo não é viável. O mais preocupante nisso tudo é o uso desenfreado da natureza sem sustentabilidade.
Sendo assim [,] é de importância mundial que se repense o significado do termo felicidade, deixar de vincula-la á [vinculá-la ao] consumo já é um começo. É preciso voltar há décadas atrás e relembrar o significado de lixo, ou seja, aquilo que não pode ser mais usado e não aquilo que saiu de moda, a reciclagem também é um caminho que teremos que trilhar para melhor sobrevivermos. A conscientização das pessoas sobre os problemas acarretados por esse consumismo exagerado pode mudar esse quadro e fazer dos seres humanos pessoas felizes com o necessário e que ignoram o supérfluo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações válidas em torno da questão. Parabéns! No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |