Consumir não é ser feliz - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 05/09/2012

Status:

Corrigida
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Vive-se um período no qual para ser é preciso ter, a população é induzida ao consumismo através de propagandas [,]seja na televisão, no radio [rádio] ou na internet.

O homem desde a primeira infância atribui o ter algo que o outro não tem, como [sem vírgulaser maior do que o outro, o que acaba construindo um ciclo de consumismo sem fim. Um exemplo disso é quando uma criança ganha um brinquedo novo, e [sem vírgulacorre para mostrar para o amigo, mesmo que a intenção não seja  fazer inveja essa [inveja, essaatitude faz com que o amigo peça para os pais comprarem o mesmo brinquedo.

Através de marcas famosas, o consumidor tenta mostrar que é capaz de ter tudo o que quiser, e muitas vezes o proprio [prórpio] consumidor é induzido de forma indireta a acreditar que vai ser mais feliz ao consumir determinados produtos, como por exemplo em [como em ] uma cena de novela em que a mocinha esta [está] triste e a amiga a convida para ir ao shopping gastar com roupas e no salão de beleza, por que isso vai fazer ela se sentir uma nova pessoa,mas o que se obtém na verdade  é insatisfação, pois na maioria dos casos as pessoas não se sentem supridas com objeto adquirido, e [adquirido e]  acabam gastando dinheiro que poderia ser investido em algo de melhor proveito.
O resultado do ciclo de consumismo, são [sem vírgula] pessoas endividadas e insatisfeitas, que acabam por gastar ainda mais [,buscando uma forma de felicidade vazia. Para coibir essa falsa impressão de que consumir é ser feliz [,as pessoas precisam ter consciência de que quanto mais se gasta com produtos supérfluo [supérfluos] mais as industrias [indústrias] lucram, e que a felicidade não esta [está] associada ao consumismo.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta. No entanto, realizou uma análise simplista da questão, faltou maior percepção crítica para promover uma boa discussão. Dessa forma, procure extrapolar o âmbito do senso comum para comprovar sua tese, mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua posição e amplie seu nível de leitura para aprimorar seu senso crítico dos fatos.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente