Hoje [Hoje, ]vivemos em uma sociedade capitalista, manipulada pelo capital que tem por objetivo “conduzir” as pessoas para uma vida melhor, teoricamente, pois é um sistema com mobilidade social e que o dinheiro gera felicidade.
Mas o que é a felicidade? A felicidade é composta de momentos bons em que se tem prazer, e não algo palpável e simplesmente comprável, apesar do que o sistema nos diz.
Um ótimo exemplo é o da estética para Kant, ele diz que uma pessoa encontra a felicidade na beleza, num simples momento, apesar de qualquer circunstância que está a sua volta, como por exemplo, [como uma] uma pessoa atrasada, encontra [atrasada que encontra] um bebezinho lindo, ele vai naquele momento esquecer os seus problemas e seus atrasos para admirar aquela linda criaturinha, isso é felicidade.
Se a felicidade fosse comprável haveria algumas pessoas inebriada [inebriadas] por felicidade, pois teriam a capacidade de comprá-la [vírgula] mas o que vemos realmente na contemporaneidade é cada vez mais o mal do século, a depressão, disseminada [sem vírgula] entre as pessoas que mais tem [têm] dinheiro.
Portanto, podemos ver que a felicidade não se compra, ela é composta de pequenos momentos [vírgula] cada um sublime de sua maneira. E que em vez, do [sem vírgula] mundo continuar um remédio que traga felicidade, deveria se dedicar mais a família e ao que mais gosta [vírgula] mesmo vivendo numa sociedade em que “perder” tempo é perder dinheiro, mas deveria ser “ganhar tempo” na qualidade de vida, e em períodos de arte que geram gozo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu texto a fim de ir além de uma análise simplista e superficial da questão. Melhor explore os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |