Ser feliz é um desejo comum ao ser humano, e [sem vírgula] a busca por este estado é um dos direitos mais valorizados pela sociedade. Sabendo-se disso [Sabendo disso,], várias campanhas publicitárias associam seus produtos à imagem de pessoas sorridentes, tentando passar a impressão de estarem vendendo a felicidade. Felicidade esta que, no entanto, é superficial e resulta em um hedonismo desenfreado que nunca chega à satisfação.
É importante destacar que a felicidade é uma coisa subjetiva e está mais relacionada à forma que o índivíduo encara a vida, do [sem vírgula] que à quantidade de recursos que ele tem em disposição. Assim, a capacidade de consumo não é um parâmetro significativo para se medir a felicidade de uma população.
Outra questão é que uma mente vazia está mais sujeita à [a] aborrecimentos do que uma ocupada. Logo, o consumo imediato de tudo o que se deseja, ao invés de levar à felicidade, pode gerar o resultado inverso.
Um exemplo disso é o livro "A Cidade e as Serras" de Eçá de Queirós. Jacinto vivia rodeado de tudo o que havia mais [havia de mais] moderno em Paris e , no entanto, sofria uma intensa melancolia. Seu amigo Zé Fernandes dizia que esse tédio era o "mal da fartura". Ironicamente, jacinto [Jacinto] encontrou a felicidade em Tormes, lugar simples e longe do conforto da civilização.
Portanto, os padrões de felicidade determinados pelo poder de consumo são superficiais e a "fartura" do consumismo pode representar o oposto. Afinal, o que vamos querer depois de termos tudo que queremos?
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu texto a fim de comprovar sua tese e sair de uma análise simplista e superficial. Dessa forma, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |