O desejo insaciável pelo consumismo, não [sem vírgula] parte das correspondências internas e intrínsecas do [ao] homem. A satisfação não advém apenas de elementos externos. Todos sabem disso, consciente ou inconscientemente. Quando se fala em consumo, não se busca a satisfação pessoal, mas consolidar as vontades sociais, coercitivas e capazes de moldar o comportamento humano.
Conceituar felicidade não é tarefa simples. Não há como vinculá-la apenas ao consumismo ou sua ausência. Para se analisar a felicidade de um individuo [repetição desnecessária], deve ser considerado todas as necessidades físicas, psicológicas e sociais do indivíduo, (entre elas o consumismo) [parênteses desnecessário]. Todavia, é necessário reconhecer, que [sem vírgula] há exceções. Contudo, fogem a maioria, que se abalam mais pela falta das pessoas do que dos bens.
Questionar a sociedade consumista, sem [sem vírgula] antes compreender o funcionamento real e global da questão é cair em erro e divulgar argumentos generalizantes e exagerados, que por si só, já [sem vírgula] se contradizem.
Um dos maiores argumentos dos críticos ao consumismo é a influência “gritante” nos índices de violência. Sustentam-se em argumentos interessantes a um olhar superficial. A defesa recai na afirmativa de que, os [sem vírgula] que não conseguem adquirir pela compra, busca por outros meio ardis e violentos.
Vê-se que o consumismo não é a causa, mas a desculpa para uma sociedade desigual, desamparada e manipulada. Já se sabe que as verdadeiras causas da violência estão ligadas a problemas estruturais do Estado.
A felicidade, com absoluta certeza, não está apenas no poder aquisitivo, mas na satisfação pessoal, seja ela no âmbito familiar, laboral, amoroso e afetivo. E a verdade deve ser dita, sem falso moralismo. O consumismo é essencial a [à] sociedade atual, que necessita desse valores, mas em momento algum, esquece daqueles naturais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta.No entanto, melhor elabore a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso fundamentar e comprovar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar suas colocações. Extrapole a análise superficial!
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |