Hoje em dia [vírgula]a atenção está voltada para aquilo que uma pessoa possui. Ser feliz significa comprar cada vez mais e continuar com essa ideia de consumo necessário, o que acaba despriorizando fatores mais importantes como saúde, presença da família e realização pessoal. As pessoas trabalham, cada vez mais, [sem vírgula] com o intuito de poder consumir, tornando-se esta a maior meta do ser humano. A sociedade brasileira ajuda nesse problema pelo fato de, desde as influências dos Estados Unidos, o Brasil ser um país capitalista e causar, desde então, uma ilusão na mente das pessoas de que é a felicidade está ligada diretamente ao consumo. Este [Essa ideia], muitas vezes, traz problemas psicológicos às pessoas, deixando-as tristes, depressivas e causando uma dor existencial por muitas vezes elas não poderem possuir tudo aquilo que lhe é exibido através da mídia, que estimula em campanhas publicitárias vinculadas à televisão, revistas e a todos os meios de comunicação. Esse consumo desregrado, considerado o mal do século, também acarreta problemas para o meio ambiente, por criar produtos considerados descartáveis, ou até mesmo por exibir um produto melhor, e atiçar o desejo da população através de propagandas referentes a uma nova tecnologia, que induzem a sociedade a se atualizar. Mas também há o consumo consciente, que é aquele onde as pessoas pensam se precisam verdadeiramente de algo, excluindo muitas vezes um custo desnecessário. E é o que deve ser feito, as pessoas devem avaliar se realmente precisam de determinado produto, se vão usá-lo e se podem viver sem ele.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno da problemática do tema. Todavia, melhor organize a estrutura de seu texto a fim de atender à estrutura dissertativa. Desmembre-o em parágrafos. Além disso, procure mobilizar fatos e exemplificações que comprovem sua tese e retirem sua abordagem do senso comum.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |