O consumismo deixou de ser algo necessário e se tornou um ato desenfreado de prazer, de lazer, de felicidade e libertação. As pessoas são levadas a consumir, mesmo sem necessidade, apenas pelo simples ato de comprar, é como se um bem adquirido fosse capaz de proporcionar a felicidade através do que consumimos.
Os meios de comunicação, as propagandas tentam levar as pessoas ao consumismo. O marketing cria uma ideia de que o carro representa a liberdade de “voar”, a bebida à [a bebida, a] felicidade, a roupa [roupa, o ]o prazer de ser o mais elegante da festa, o modelo novo de computador à [computador, a] tecnologia avançada. Podemos possuir o último modelo, a tecnologia de ponta e a moda mais atual, mas tudo é passageiro.
Foi através deste “prazer” que levou o adolesceste Wang [vírgula] morador de uma das províncias mais pobres da China a vender seu próprio rim para comprar um iPhones [iPhone] e um iPad. Muito em breve o produto adquirido se estará [adquirido estará] velho, os objetos se quebram e a falsa felicidade dura enquanto o bem físico tem as suas utilidades.
As facilidades do que é moderno, a necessidade de conforto e o consumo saudável devem ser aproveitados. Gostar de comprar e adquiri-lo [adquirir algo] não é considerado como algo insaciável. Porém [vírgula] o excesso compulsivo são atitudes que merecem atenção. Uma das melhores maneiras de obter a realização pessoal é combatendo o consumismo incitado pela mídia.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. Todavia, leve seu texto a extrapolar o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Além disso, amplie sua abordagem a fim de ir além de uma análise simplista. A frase destacada no parágrafo de conclusão merecia maior destaque: como esse combate poderia ser feito?
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |