Nos últimos anos [vírgula]a sociedade brasileira vem sendo cada vez mais consumista , o causador disso pode ser as facilidades de compra que o consumidores vem [vêm] encontrando em seu caminho desenfreado pelo consmismo [consumismo], pelo prazer em ter algo tão desejado ( ou algumas vezes nem tanto). Outro fator desse fenômeno explosivo de compra pode ser a melhoria de salário dos trabalhadores brasileiros. A classe C por exemplo [,por exemplo,] vem sendo uma das maiores consumistas no mercado comercial.
Essa compra desenfreada pode ser apenas vontade de ter algo da moda ou uma forma de se sentir mas feliz. Ultimamente [vírgula]com tantas novidades chegando ao mercado em um curto período de tempo, os produtos se tornam fora de moda cada vez mas rápido , fazendo com que o consumidor faça uma nova compra por um produto mais moderno.
Vários fatores podem elevar a taxa de consumo comercial , pode ser o fator emocional , a melhoria de salário dos consumidores, as melhores formas de pagamento que as lojas dão ao consumidor, fazendo com que diversas classes econômicas possam ter os produtos vendidos em suas lojas e lucrando com os juros de parcelamentos que eles os [os] comerciantes fazem. Outro fator também , são [sem vírgula] as facilidades de empréstimos que os banco estão oferecendo aos consumidores.
É claro que todas essas facilidades de primeira parecem ser ótimas, porém é colocando todos os juros e despesas na ponta do lápis é que os consumidores terão a certeza de quanto isso tudo saiu caro, e que o prazer de comprar pode ser momentâneo e enganoso.
Enfim [sem vírgula] seja no cheque especial ou no parcelamento , o que o , consumidor [sem vírgula] quer é comprar. Só não sabemos até quando, e onde, vai parar tanta esbanjação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta. Porém, poderia ter melhor explorado a relação do consumismo com o conceito de felicidade, que é o foco do recorte temático. Além disso, leve seu texto a extrapolar o âmbito do senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |