Diz o provérbio: “quem compra o que não precisa, vende o que precisa”. Vivemos em um mundo em que tudo é novidade: roupas, sapatos, brinquedos, automóveis, enfim, os seres humanos são influenciados e rodeados pelo marketing. Assim, cada vez mais gastam o que não tem para satisfazer o desejo consumista e viverem felizes.
Os indivíduos buscam o bem estar [bem-estar] e não podem ver nada novo no comércio que já querem adquirir, mesmo sabendo que as condições são poucas [poucas,] compram no cartão, fiado, fazem empréstimos e distribuem em pequenas parcelas a perder de vista, que acabam pagando ainda mais caro por causa dos juros. Diante disso, depois é que vem a preocupação de como irá pagar essa conta tão alta.
Sem falar das liquidações de verão, de inverno, de queima total que faz o consumidor comprar ainda mais. Conseguiram até transformar o Natal, que é o que mais perdeu suas características religiosas iniciais para se tornar numa [umas] das maiores demonstrações de consumo. Depois vem a Páscoa, dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças até que se cega [chega] novamente no Natal, num ciclo interminável e contínuo de, na maioria das vezes, supérfulos [objetos supérfluos] sendo consumidos.
Por outro lado, as classes mais dominantes criaram necessidades supérfulas [supérfluas] e não necessidades reais. Hoje, a sociedade moderna precisa consumir para satisfazer o próprio desejo, entretanto poderiam usar esse dinheiro para coisas realmente úteis do dia a dia, só assim, não [assim não] comprometeriam o salário do mês ganhado com tanto suor. Essa necessidade de consumo atrapalha até a convivência com os filhos, existem pais que perdem os melhores momentos das crianças para trabalhar cada vez mais, pensando apenas no serviço e como irá gastar o dinheiro esquecendo [dinheiro, esquecendo-se] de dar amor e carinho para aqueles que mais os amam.
Dessa forma, somos rodeados de tentações para consumo e influenciados pelo marketing, podendo sim trazer felicidade, mas deve-se tomar cuidado com o que se adquire, pois muitas vezes são produtos desnecessário [desnecessários] e só levará o consumidor a fazer contas sem necessidade. Enfim, tem que saber observar o que é prioridade na vida e gastar apenas o que pode, só assim, terá [assim terá] uma vida feliz e confortável.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez colocações pertinentes. No entanto, faltou mais senso crítico na análise da questão. Procure tecer uma análise bem fundamentada e crítica para acompanhar as exemplificações dadas. Realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplificações, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |