A felicidade está em decadência atualmente, as ideias capitalistas perverteram o ideal de felicidade, a alegria foi transformada em consumo, basta lembrar do período após a Primeira Guerra Mundial, em que houve nos EUA os chamados "anos felizes", nos quais eram difundidas as ideias do "American way of life" (o "modo americano de viver"), em que a felicidade estava associada ao consumo.
O ideal não apenas de felicidade, mas de vida também foi alterado, a célebre frase de Descartes: "Penso, logo existo", se fosse adaptada ao mundo atual [atual,] provavelmente seria: "Compro, logo existo". Uma pessoa que não se adapta ao padrão consumista do mundo atual não é considerada pela sociedade, portanto, para a sociedade ela não existe.
As pessoas não são mais julgadas pelo o que elas são, mas sim pelo o que elas possuem. E isso influência na felicidade pessoal, pois as pessoas ao serem "ignoradas" pela sociedade [sociedade,] não conseguem obter a felicidade, por isso ocorre a busca desenfreada pelo consumo. Cada vez mais se observa pessoas com baixas condições financeiras comprando carro 0km, celular novo, jóias, enfim, se endividando [endividando-se], apenas para ostentar um pseudo-status social. E quando elas por algum motivo não conseguem mais sustentar esse consumo desenfreado, elas acabam buscando outros modos de atingir a felicidade, partindo muitas vezes para o álcool e as drogas, e na maioria das vezes pela falta de dinheiro precisam recorrer ao crime para se sustentarem.
Existe portanto [,portanto,] um ciclo vicioso na sociedade atual, um ciclo que envolve consumo, vícios e crimes. É preciso alterar o conceito de felicidade que o capitalismo implatou na sociedade atual, mas esse é um processo lento, e que deve começar na educação infantil. Deve-se tomar como exemplo a França, em que só é permitida a exibição de comerciais televisivos que falem à respeito de brinquedos após as dez horas da noite, para evitar que as crianças tenham o desejo de consumo desde pequenas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez uma boa abordagem do tema e teceu considerações válidas. Muito bom! O que faltou uma conclusão melhor elaborada a fim de promover uma reflexão efetiva acerca da questão e um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplificações, retrospectivas históricas etc.) Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |