O poder do consumismo na [consumismo, na] atualidade, tornou-se referencia [referência] de felicidade para satisfação de desejos e criar a visão do social, que atinge determinada parcela da população, devido a um contraste de massificação e culturalização impostas no modo de vida.
A indústria cultural e os meios de comunicação de massa que difundem uma ideologia no consumismo, influenciam [sem vírgula] a prática de consumo desnecessário e constante só para exibir tipos de poder e de aparência vinculados a [à] alienação e separar quem tem capital para consumir e quem só pode assistir a um desenvolvimento particular e excludente. Isso pode refletir em um exemplo na sociedade brasileira, como se chegar em um determinado lugar um empresário com uma Ferrari e um agricultor com uma bicicleta, será que ambos seriam encarados do mesmo modo pela maioria das pessoas? Relativamente não [Provalvemente, não].
Desta [Dessa] forma, prioriza-se o princípio do desfrute entre o prazer e a felicidade de possuir separadamente e superiormente a outros. Isso demonstra diante do consumismo, a falta de informação, de senso crítico das pessoas do que seria basicamente necessário no cotidiano e o que seriam os artigos de luxo que acabam sendo lixos para acabar com as frustrações do cotidiano e do social meramente por desejos.
Portanto, entre as diversas situações ‘conflituosas’ que o consumismo gera na vida das pessoas, seria preciso uma reeducação para transmitir os verdadeiros valores em possuir o básico e simples para se viver e construir a felicidade sem exageros [exageros,] buscando verdadeiramente o que há necessidade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, preocupe-se com a clareza de suas ideias. Melhor explique e fundamente suas colocações a fim de deixar claro seu raciocínio para o seu interlocutor. Cuidado com afirmações imprecisas e de sentido obscuro. Além disso, mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |