É comum ouvirmos a frase "Dinheiro não compra felicidade". Entretanto, essa frase é utilizada por pessoas que não possuem dinheiro e desejam possuí-lo. Logo, essas pessoas estão praticando hipocrisia. Será que vivemos sem consumir? Será que viveríamos sem computador, televisão etc.?
O ciclo de novidades no mercado se tornaram essenciais para a vida consumista, como se fosse uma engrenagem de uma máquina. O surgimento de novos produtos tornou-se essencial na vida humana, na medida em que o ser humano é insaciável.
Já não se pode vivem [viver] sem o dinheiro: não porque é essencial para a compra de produtos essenciais, como alimentos, mas sim porque o homem receia possuí-lo. O dinheiro, como muitos acham, não proporciona ou compra a felicidade de modo direto. No entanto, ele compra coisas que oferecem um bem-estar, alimentando uma vontade de satisfação que nunca se acaba.
O consumismo, bem como a ganância, já é parte inextinguível do ser humano. Por exemplo, quando uma televisão ou outro produto pára [para] de funcionar, a atitude a ser tomada é a compra de outro produto para substituí-lo, explicitando a vontade de consumir. Outro exemplo, é [exemplo é ] a compra excessiva que, às vezes, é superior ao que se pode pagar.
Portanto, o ato de consumir é característica relevante no ser humano. O que se possui ou que quer se possuir, define o padrão de vida almejado. Enfim, consumismo não só define felicidade, como anda lado a lado com esse sentimento que todos procuram.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa é inconclusiva. O texto não leva a um conclusão clara acerca da problemática imposta. Afinal, o consumo é uma atitude benéfica ou maléfica? Além disso, melhor trabalhe sua linha argumentativa. Não basta afirmar, é preciso trazer fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
A frase destacada em vermelho no terceiro parágrafo está sem coerência. O que você quis dizer? Reformule!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |