Mesmo com a evolução dos meios de comunicação que proporcionam uma relativa aproximação entre as pessoas, a cada dia os seres humanos se sentem mais solitários e distantes dos outros. De modo que o consumismo e o materialismo são utilizados a fim de preencher o vazio que a solidão gera.
Contudo, a ineficácia dos bens de consumo como substituinte da necessidade das relações interpessoais dos seres humanos, é [ humanos é] comprovada pela velocidade e do volume cada vez maior do que é consumido. À medida que, o [consumido, na medida em que o ato de consumir] ato de consumir proporciona uma momentânea satisfação.
Além disso, o consumo e a moda seguem o caminho inverso da felicidade, valorizando sempre o indivíduo. E dão [indivíduo e dão] a falsa impressão que a felicidade depende do indivíduo ser o destaque entre os outros. Por isso, ter sempre o novo e o melhor é crucial.
De maneira que, o corpo [Como o corpo perfeito, a] prefeito, a beleza e o status exigem muito tempo, dinheiro e energia de cada um. Assim, [um, assim] vemos a auto escravização [autoescravização] da sociedade, seguindo um caminho contrário à felicidade.
Assim, é fácil compreender o triste número de pessoas solitárias e depressivas, além dos transtornos sociais como violência doméstica [doméstica,] entre outros. Ao doarem o seu tempo para coisas fúteis, às [as] pessoas se distanciam umas das outras, até mesmo de quem mais importa a família [importa, a família].
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez colocações pertinentes, no entanto, não basta apenas afirmar, é preciso comprovar e justificar. Sua linha argumentativa pecou ao não mobilizar fatos e exemplificações concretas para validar suas colocações. Além disso, sua produção aprensentou problemas de construção frasal. Conjunções e pontos finais mal articulados que quebraram a sequenciação do período.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |