A economia mundial vem há muitos anos calcada na sociedade de consumo, antes com a Revolução Industrial e todo o seu conceito de produção em larga escala. [escala, ] hoje com a Revolução Tecnológica. Diferente da era da indústria, quando os bens eram mais duráveis, a tecnologia é algo mais mutável e a todo momento um bem se torna obsoleto e outro toma o seu lugar.
Em meio a isso está o consumidor que quando compra algo, adquire duas coisas, o produto em si e suas funcionalidades, e o status, a felicidade, o prazer causado pelo simples fato de ter aquele produto. De forma mais clara, adquirir um celular seria comprar uma personalidade de pessoa conectada, a compra de roupas seria como obter beleza e elegância, o consumidor compra o conceito e não o produto.
Os meios de comunicação são os principais massificadores das ideias consumistas, através de propagandas e anúncios de produtos, criam no consumidor a necessidade de algum objeto, através de imagens, músicas, e [músicas e] de estereótipos de pessoas a seguir, a necessidade em si não é o produto, mas sim ser feliz. Foi explorando esse ponto delicado do psicológico do ser humano que chegou-se ao ponto do consumo exacerbado.
Peça por exemplo que [Peça, por exemplo, que] um jovem cite nomes de pessoas bem sucedidas, provavelmente os nomes serão Eike Batista, Roberto Justus, entre outros. Isso se dá porque a sociedade associou dinheiro a [à] realização, de fato as pessoas não conhecem a fundo os valores e pensamentos dos de [de] personalidades tidas como de sucesso, porém conhecer a conta bancária é suficiente para julgá-los como felizes e realizados.
Dessa forma [forma, ] deve-se procurar possuir menos objetos e mais valores, procurar novos parâmetros para que sejam preenchidas as mentes e não os cofres. Felicidade pode não tem [ter] relação com possuir muitas coisas, mas sim com não possuir algumas e ainda assim ter a possibilidade de ser feliz.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto evidenciou uma boa percepção crítica dos fatos e soube apresentar ideias e argumentos que levaram a uma boa análise em torno do tema proposto. Porém, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto. Além disso, para chegar à excelência é preciso extrapolar o recorte temático. Dessa forma, procure mobilizar vozes e seu conhecimento de mundo, além de realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas, comparações, contraposições etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |