A Industrialização do século XXI e sua intensa globalização faz [fez] tudo passar em grande velocidade, com as informações chegando cada vez mais rápidas. Com isso [isso,] as relações de consumo crescem, através [cresceram através] dos meios de comunicação, nos tornando [tornando-nos] uma geração consumista e facilmente manipulável.
As relações de consumo têm sua apresentação de produtos, oferta, publicidade e propaganda que se apresentam ao indivíduo muito rapidamente com a evolução dos meios de comunicação como internet, rádio, televisão, entre outros [outros] a fim de viabilizar em larga escala o consumo de seus produtos.
A sociedade consumista que possuem [possui] comportamentos e atitudes, sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso. Facilmente manipulado pela mídia [mídia,] nos fazendo acreditar que a felicidade só pode ser encontrada quando consumimos bens supérfluos e esquecendo os valores interiores e subjetivos como a amizade e o amor ao próximo que edificam o indivíduo como ser pensante e emotivo.
A partir das ideias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a felicidade permanente é combater o consumismo influenciado pela mídia e educar nossa sociedade com base nos valores interiores.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes ao tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, desenvolva sua linha argumentativa visando realizer uma abordagem mais ampla e crítica da questão, para isso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, contraposições, retrospectivas históricas etc.)
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |