Consumo em excesso, logo existo? - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 04/09/2012

Status:

Corrigida
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Vivemos em uma sociedade imediatista, onde as pessoas procuram minimizar suas angústias e frustrações com o consumismo. Produtos e serviços se tornaram tão importantes como a saúde, a família e a satisfação interna. Assim, busca-se o consumo desenfreado para camuflar a ausência de valores primordiais para uma vida saudável.
Consumo e consumismo são palavras parecidas, porém apresentam sentidos diferentes, já que o consumo é necessário a qualquer ser humano, pois precisamos consumir mercadorias necessárias à nossa existência. O consumismo começa quando passamos a adquirir produtos supérfluos, que com a mesma rapidez e impulso que foram adquiridos são descartados.
O consumismo ganhou impulso com o forte apelo publicitário, pois somos tentados a todo instante a consumir, seja assistindo a um filme, navegando pela internet ou até mesmo num passeio pelas ruas. Assim, o ato de consumir em excesso é forçado diariamente na população, onde [em que] aquele cidadão que apresenta vazios existenciais acaba cedendo ao apelo publicitário e adentra o universo consumista, tornando-se mais um na multidão de consumistas existentes nos dias de hoje.
Assim, os reféns do consumismo nos passam a sensação que [de que] o dinheiro compra tudo, a cidadania, a identidade e até mesmo a felicidade de um indivíduo. O valor do ser humano passa a ser reduzido ao seu poder de compra. Porém, os consumistas compulsivos sofrem de um grande mal: a falta de valores existenciais e a ausência de um ideal de felicidade, pois ao se deixarem tomar pelo impulso do consumismo mostram que não dominam seus sentimentos e acabam descarregando essa infelicidade no ato de consumir em excesso.   
Nesse contexto, o consumismo surgiu como um mecanismo de defesa, onde [em que] a aquisição de produtos e serviços é sinônimo de realização pessoal. Precisamos reconhecer que valores considerados ultrapassados, como a família e a dignidade, precisam voltar a ganhar destaque em nossas vidas. Para que isso ocorra [ocorra, ] precisamos criar internamente métodos que trabalhem positivamente sentimentos destrutivos, como a angústia e a tristeza. Assim, poderemos alterar os padrões atuais de consumo, onde [nos quais] o consumismo tornou-se sinônimo de felicidade e satisfação pessoal.

Comentários do corretor


O título do texto é excelente!

Seu texto retratou bem a problemática do tema, fez boas colocações e evidenciou percepção crítica dos fatos do mundo. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático, nem mobilização de diferentes vozes para compor sua tese. Amplie sua linha argumentativa e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente-se ao uso correto de onde, ele é advérbio de lugar, portanto, só cabe a situações que se referem a lugares!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente