Desde os nossos primórdios [primórdios, ] com o advento do mercantilismo [mercantilismo, ] estamos em um contexto de frenético consumismo. Buscamos um ideal de que para sermos felizes [felizes,] temos que estar sempre adquirindo algo novo, algo único, e essa ideia de que a felicidade está ligada aos nossos bens pode nos trazer sérios problemas sociais e psicológicos.
Ate [Até] onde vamos com essa ideia de buscar a felicidade nos itens que consumimos, essa [consumismo? Essa] felicidade de consumismo é muito supérflua e volátil, por mais vil que seja os produtos que compramos [compramos,] nos trazem uma felicidade momentânea, ate querermos algo novo, e atrás desse modo de vida pessoas vão sendo exploradas para produzir cada vez mais e trabalhamos alem [além] dos nossos limites para comprarmos mais e mais.
Um caso interessantes para analisarmos é a [é o] da esposa do imperador da Koreia [Coreia]do Sul. A imperatriz estava usando uma bolsa extremamente cara e exclusiva em um comemoração, só tem um probleminha*, ela vive em um pais [país] de regime socialista no qual tem uma ideologia de igualdade entre os cidadãos, mas o pior é que as pessoas que lá vivem, estão cada vez mais em situação de miséria.
Para ostentar essa luxuria [luxúria] do consumismo custa caro e pode custar a nossa felicidade, mas aonde esta [está] a felicidade? Em nossa historia [história] tivemos três ideias de amores(felicidade), a de Freud “amamos o que não temos”, a de Aristóteles “amamos o que temos e deixamos de amar pois queremos algo novo”, e a de Deus “amamos tudo que temos cada dia mais”. Portanto [Portanto, ] devemos amar como Deus ama.
Diante dos fatos abordados a cima temos [acima, temos] que ter a ideia de que a felicidade não esta [está] nos bens que compramos, mas se encontra no modo de vida que temos. Por tanto [Portanto, ]devemos amar mais, ser menos ligados aos nosso bens, fazer amigos, procurar a felicidade nas pessoas e por ultimo ser [e, por último, ser] menos consumista.
Comentários do corretor
Suas colocações abordaram o tema proposto. No entanto, um dos grandes problemas de seu texto é a má organização das ideias e articulação frasal, resultando em trechos confusos e mal construídos. Além disso, sua linha argumentativa não sobressaiu ao senso comum, faltaram argumentos plausíveis e consistentes e mais percepção crítica da proposta.
No mais, cuidado com o coloquialismo em dissertações*
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |