No período neolítico - início da sedentarização dos povos - começou a disputa do homem por territórios e propriedades. Surgindo assim as diferenças de acumulação de bens, onde uns começaram a ter mais e outros menos. Isso tornou-se um reflexo para o presente momento, onde a satisfação adquirida em possuir um grande número de objetos, parece [objetos parece] comandar os habitantes do planeta.
A sociedade consumista erguida ao longo de anos força o aumento do seu número de compradores, e um dos principais responsáveis por [por isso] é a mídia que influencia e manipula a mente, através de propagandas, utilizando os mais diferentes tipos de recursos audiovisuais, numa tentativa de conseguir o seu objetivo. É fácil notar a capacidade que tem essa mídia, exemplo, crianças que se encantam com outdoors e anúncios oferecendo brinquedos e jogos
As pessoas vivem cansadas, trabalhando em excesso, para poder usar seus recursos financeiros na compra de roupas, calçados, carros e tantas outras coisas, uma forma [forma de] compensar o trabalho. Visto por muitos como único jeito de alcançar o prazer e a alegria. Esquecendo que existem outras formas de obter esses estados de espírito: um encontro de amigos, uma festa entre parentes, ou até mesmo um passeio na praça. Infelizmente, atitudes tão simples daqui a algum tempo tornarão [se tornarão] extintas, já que o mundo capitalista determina que quem manda é o dinheiro.
Portanto, o homem é o principal culpado de sua compra desregulada, no entanto não pode ser condenado por desenvolver tecnologias e aperfeiçoar o que existe. Quando há este aperfeiçoamento [aperfeiçoamento, ] a “moda” exige que todos se adequem e procurem obter o que ela ordena. E como já dito anteriormente é nessa hora que o trabalho vem em primeiro lugar, concluindo-se assim que o consumista não ganhará a mesma felicidade e bem estar [bem-estar] que os outros ganham através de processos que não seja [sejam] a compra.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou a proposta e levantou questões pertinentes ao tema. Porém, não houve extrapolação do recorte temático e sua linha argumentativa não sobressaiu ao senso comum. Faltou percepção mais crítica dos fatos e argumentos mais consistentes para comprovar sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |