Diante das serias [sérias] dificuldades que o brasil [Brasil] vem sofrendo com o fator educação, problemas bem como greves, que é o único meio de reinvidicar seus direitos, pois professores não são tratados como prioridade. Sera [Será] um problema ou um desejo a má educação do país?
De acordo com conhecimentos adquiridos [adquiridos,] as greves vem [vêm] se agravando. A educação em escaço [escassez] total, alunos e professores das redes públicas sofrem e esperam, uma solução [esperam por uma solução], que apesar de ser de simples, parecem que não querem mudar esse quadro, deixando assim o povo na ignorancia [ignorância], tornado os [tornando-os] mais vulneráveis a [à] manipulação, fazendo dos mesmos, verdadeiras [deles verdadeiras] "marionetes".
Com salários defasados, os educadores da rede estatal de ensino, vem [ensino vêm] se manifestando frequentemente com o intuito de trazer beneficos basicos [benefícios básicas], que vergonhosamente falta [faltam] para os alunos, alguns professores desmostram o seu interrese em mudar essa triste realidade que chegam ate [até] mesmo há [a] lecionar em locais tais como galpões e predios vazios.
É preciso que haja interresses de setores que priorizem a educação em nosso pais [país], para que eles se concientizem [conscientizem] da suma importância da edução [educação] na formação de uma sociedade livre e justa, digna de países, com indices [países com índices] de primeiro mundo.
Comentários do corretor
Você apresentou mais ideias, porém seu texto pouco discutiu a problemática do tema em si, que era a questão da greve nas universidades. Além disso, faltaram fatos e exemplificações concretas para validar sua tese, um melhor manejo da modalidade padrão da língua, além de maior criticidade. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |