Uma das formas que têm sido mais eficazes para despertar atenção dos governantes em relação à educação, eo devidp [educação e ao devido] valor que não estar [está] sendo empregados [empregado] para os profissionais que a faz realizar, são [realizar são] os movimentos grevistas, movimentos esses, que [esses que] buscam aprimorar a construção e o desenvolvimento de um país.
Portanto, é um dos meios nas quais [nos quais] professores lutam por salários digno [dignos] e estrutura adequadas nos seus locais de trabalho, visando oferecer educação de boa qualidade [qualidade, ] tendo assim, melhores [assim melhores] êxitos com seus alunos.
Contudo, não vem tendo bom resultado, porque enquanto os governos perdem tempo pensando em uma maneira de fechar acordo com os docentes, um milhão de alunos estão sendo prejudicados, tendo assim, como consequência [como consequência] grande atraso no aprendizado, e principalmente [aprendizado e, principalmente,] em sua carreira profissional.
No entanto, o ministro de educação Aloizio Mercadante afirmou em uma entrevista do (NPR a TV do Governo) que não “haveria necessidade dos docentes terem aderido à greve, porque o governo cumpriu com seu acordo. O atraso no reajuste se deve a tramitação da matéria no congresso. Portanto, as negociações continuam em aberto, e só entrar em vigência no ano de2013”.
Porém, sabemos que isso não é motivo para desculpa [desculpa,] a verdade é que os governantes não estão nem um pouco preocupados com a educação do Brasil , caso contrário, hoje não estaria havendo uma das maiores greves já realizada [realizadas] no Brasil que pendura [perdura] há quase três meses. Todavia, se não forem tomadas rápidas providências, haverá uma grande escassez de professores [professores,] o que contribuirá mais ainda para o desabamento da educação.
Logo, os governantes têm que conscientizar-se [se conscienteizar] que o Brasil só passará de um país emergente para um país desenvolvido, quando colocarem em primeiro lugar nos seus planos de desenvolvimento, a educação, e principalmente visar investir mais no professor que é o principal alicerce de todo aprendizado e de uma Geração mais sabia [sábia].
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias, porém vá além de senso comum e achismos, apresente uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada. Levante fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese. Além disso, preocupe-se com a clareza de seu texto, reveja os elementos de coesão, atente-se ao uso dos sinais de pontuação, enfim.
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |