A greve é um direito do trabalhador que, sentindo-se insatisfeito com suas condições de trabalho [trabalho,] pode reivindicar melhorias. Porém [Porém,] essa paralisação de atividades atinge mais pessoas do que aquelas que podem resolver ou sanar as insatisfações dos grevistas, ou seja, além dos patrões, do governo ou de qualquer órgão responsável pelo empregado, ela atinge a sociedade.
No caso dos professores, por exemplo, a greve atinge diretamente os alunos que perdem a possibilidade de assistirem aulas sendo obrigados a abrir mão do seu direito á [à]educação. A questão é, é legal usar o direito de greve passando em cima dos direitos dos outros? Neste caso particular, alunos podem sofrer privações por causa dos professores?
O Brasil é um país relativamente aberto á [a] reivindicações de classes e de minorias, porém, nem sempre as consequências dessas lutas se limitam aos interessados. A greve dos professores fere o direito dos alunos, a dos motoristas atinge os usuários do transporte público e assim por diante. Esta deveria ser usada como a última opção de negociação,infelizmente não parece ser o que acontece, é comum ver em jornais e revistas várias classes em greve ao mesmo tempo. Na verdade [verdade,] o que transparece é que esses grupos não têm ou não sabem usar seus argumentos de forma a chamar a atenção de seus superiores precisando desses artifícios para fazê-los se voltar para seus problemas.
É dever do estado, preservar o direito de todo cidadão fazendo valer a lei. O direito á [à] educação tem sido violado por causa da greve dos professores. Um acordo entre as partes seria o ideal se fazendo valer, para isso, do diálogo, que sempre foi a melhor forma de se comunicar e resolver problemas. A greve faz muitos estudantes desistirem de seus cursos, aumenta o gasto dos alunos, pois nem sempre estes moram nas cidades universitárias e atrasa todo o currículo pedagógico desrespeitando o seu cumprimento na íntegra.
A conciliação dos direitos tanto de alunos quanto de professores melhora a educação em geral e produz indivíduos capazes de se comunicar com palavras e não com ações que prejudicam pessoas que nada tem a ver com a situação. Que a greve seja o último recurso do trabalhador e que o governo possa ouvir as reivindicações e ser capaz de fazer acordos antes que a situação chegue a extremos.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta ao se posicionar diante da problemática do tema. No entanto, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese e melhor exemplifique a problemática imposta. Vá além do âmbito do senso comum para comprovar suas colocações!
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |