Os profissionais da educação superior do país entraram em greve por melhores condições de trabalho, planos de carreira, aumento salarial.
A greve pode ajudar em parte a educação publica, visto que busca não só o reconhecimento do profissional busca [profissional, mas busca] também melhores condições de trabalho [trabalho,] o que inclui melhores salas de aula, melhor material didático, melhores laboratórios. Mas só isso não resolve um problema da educação publica [pública] que já existe há décadas, o governo precisa investir mais em infra-estruturar [infraestrutura], com prédios de boa qualidade, material didático atualizado, dar meios para que as aulas sejam mais dinâmicas, e [dinâmicas e] o principal valorizar os professores para que trabalhem com motivação [motivação,] buscando um melhor aprendizado dos alunos.A paralisação obriga de certo modo os governantes a tomarem algumas mudanças em relação ao ensino, o que não resolve todo o problema que vem de décadas de descaso. Deve haver também maior interesse dos alunos em aprender, levando para o dia-a-dia [dia a dia] o que se aprende na escola, na universidade. Pois muitos alunos só se preocupam em ter um diploma nas mãos.
Professores e alunos devem se mobilizar para transformar o ensino publico [público], uma das maneiras é sem duvida [é, sem dúvida,] as paralisação dos profissionais da área com apoio dos alunos, só assim serão ouvidas as reivindicações e sanado um pouco dos problemas. O governo tem meios econômicos para mudar o rumo dessas historia [dessa história], basta um pouco de bom senso por parte dos governos, pois o Brasil precisa crescer não só economicamente, mas intelectualmente, buscando acabar com as desigualdades, existente [desigualdades existentes] desde a nossa colonização que sempre privilegiou as classes mais altas da sociedade
Comentários do corretor
Seu projeto de texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema proposto. Faltou domínio do assunto, percepção crítica para analisar os fatos, além de um bom trabalho com os recursos argumentativos (fatos, dados, exemplos etc.). Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |