A greve dos servidores das universidades e institutos federais,deflagrada em maio, já se estende por três meses. Os grevistas clamam por melhores condições de trabalho,mudanças no plano de carreira e também melhores salários .
O cenário visto em todo o país preocupa. Muitas universidades estão em condições precárias ;algumas [precárias, algumas] não tem [têm] sequer laboratórios. De acordo com uma reportagem divulgada no site de Veja,a Federal Fluminense(UFF),na qual foram abertas 2056 posições de 2008 a 2010, o quadro não é exatamente de uma ampliação da qual a população possa se orgulhar.A saída para promover o crescimento foi alocar turmas em contêineres,em vez de salas com a estrutura que pede um curso universitário.
Os alunos, maiores prejudicados nessa história,reivindicam seus direitos. O governo não hesita em negociar,mas os grevistas se mantêm firmes em seus protestos.
A gestão de lula é apontada como a grande responsável pelo estopim .Lula sempre disse orgulhoso que foi o presidente que
mais criou universidades públicas .Mas quantidade não é sinônimo de qualidade . As universidades e institutos federais foram crescendo sem uma estrutura adequada para receber professores e alunos.Eis então que chegamos ao pano de fundo para os protestos e reivindicações .
A crise pela qual os países estão passando é apontada como obstáculo para o atendimento de todas as reivindicações .O reajuste nos salários teria impacto de $4 bilhões.Realmente o momento não é para um aumento de gastos .A solução virá apenas com o entendimento entre as partes.Em caso de o governo ceder, deverá saber que a solução está na raiz.Ah, [Ah!] quanto às consequências ,elas já estão sendo sentidas!
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema proposto. No entanto, faltou uma análise mais crítica dos fatos e uma maior problematização da questão. Fuja de abordagens simplistas e amplie sua linha argumentativa visando retratar a diversidade de questões que o recorte temático favorece.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |