Uma dor crônica - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 15/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve dos servidores das universidades e institutos federais,deflagrada em maio, já se estende por três meses. Os grevistas clamam por melhores condições de trabalho,mudanças no plano de carreira e também melhores salários .

O cenário visto em todo o país preocupa. Muitas universidades estão em condições precárias ;algumas [precárias, algumas] não tem [têm] sequer laboratórios. De acordo com uma reportagem divulgada no site de Veja,a Federal Fluminense(UFF),na qual foram abertas 2056 posições de 2008 a 2010, o quadro não é exatamente de uma ampliação da qual a população possa se orgulhar.A saída para promover o crescimento foi alocar turmas em contêineres,em vez de salas com a estrutura que pede um curso universitário.

Os alunos, maiores prejudicados nessa história,reivindicam seus direitos. O governo não hesita em negociar,mas os grevistas se mantêm firmes em seus protestos.

A gestão de lula é apontada como a grande responsável pelo estopim .Lula sempre disse orgulhoso que foi o presidente que
mais criou universidades públicas .Mas quantidade não é sinônimo de qualidade . As universidades e institutos federais foram crescendo sem uma estrutura adequada para receber professores e alunos.Eis então que chegamos ao pano de fundo para os protestos e reivindicações .

A crise pela qual os países estão passando é apontada como obstáculo para o atendimento de todas as reivindicações .O reajuste nos salários teria impacto de $4 bilhões.Realmente o momento não é para um aumento de gastos .A solução virá apenas com o entendimento entre as partes.Em caso de o governo ceder, deverá saber que a solução está na raiz.Ah, [Ah!] quanto às consequências ,elas já estão sendo sentidas!

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema proposto. No entanto, faltou uma análise mais crítica dos fatos e uma maior problematização da questão. Fuja de abordagens simplistas e amplie sua linha argumentativa visando retratar a diversidade de questões que o recorte temático favorece.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente