Descaso Público - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 15/08/2012

Status:

Corrigida
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Desde o seu início, a cerca de três meses, a greve dos professores das Universidades Federais tem entre outros objetivos, melhores condições de trabalho, o que já deveria existir a [há] muito tempo. Seja na busca pela valorização de sua classe, ou até mesmo de melhor infraestrutura, o que fica disso tudo é o que já se tornara evidente há muito tempo: o descaso com a educação pública.

Os educadores requerem a reestruturação de sua carreira e um aumento salarial. Nada mais justo com quem estudou, por no mínimo 10 anos, para ocupar esse cargo, e ainda é obrigado a ver o pouco ou quase nenhum reconhecimento desse esforço. O governo se recusa a aceitar as propostas feitas pelos sindicatos, porém, não faz o mínimo esforço para barrar os abusivos e constantes aumentos dos deputados.

Um olhar em curto prazo com certeza acabaria por condenar tal ato. Entretanto, passa-se despercebido um fato: apesar de prejudicar os estudantes agora, esta greve poderá melhorar e muito a educação para os futuros universitários. Afinal, melhores salários e condições de trabalho adequadas valorizariam os profissionais e evitaria [evitariam] uma nova manifestação dessas, pelo menos por um bom tempo.

Fica evidente, portanto, que a greve é uma forma válida de cobrar melhorias no sistema de educação pública. Ainda mais, se levando em conta as inúmeras promessas de reformas feitas por políticos em épocas de eleição, e, que quase sempre não são compridas [cumpridas], e nem ao menos discutidas. Esse seria um bom momento para os professores de outros níveis educacionais se juntarem e lutarem por uma maior destinação do PIB brasileiro para a educação.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez colocações pertinentes em torno da questão. No entanto, não houve uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que promovosse uma rica discussão em torno da questão. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) Vá além da abordagem simplista!

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente