A greve dos professores nas universidades federais já dura três meses e o governo não aprova suas propostas sugeridas que não é só apenas melhoria salarial, mas uma reestruturação no plano de carreira dos docentes e melhores condições de trabalho.
O Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais(REUNI)criado em 2007 deveria ser a solução para décadas de estagnação da rede federal de ensino superior e está sendo deplorável pela sua falta de infraestrutura como as obras de novos campi não concluídas.
Enquanto isso quem sai se prejudicando são os alunos que vão perdendo o período letivo e fora isso, [e, fora isso,] sofrem com a superlotação das salas de aula por falta de espaço, improvisando a lugares em más condições e precariedade nos laboratórios e bibliotecas, o que muitas vezes, inviabiliza [vezes inviabiliza] os alunos a continuidade dos estudos.
Essa mobilização pode sim trazer a diferença em que a educação há muito tempo grita por uma reforma para que ajude também a economia do país. E a greve é um recurso radical e viável em que o empregador se nega a dialogar ou negociar. É um único caminho quando todas as outras tentativas falharam.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto faltou do tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial. Desenvolva sua linha argumentativa, mobilize fatos e exemplificações concretas, extrapole o âmbito do senso comum a fim de melhor explorar a diversidade de questões que o tema favorece.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |