No século XVIII, a Revolução Industrial surgiu levando a burguesia formadora a ser a classe ''contemplada com milhares de greves'' por seus operários. Desde a revolução até os dias atuais, a greve vem se tornando a forma predominante de luta reivindicatória - por melhores salários, melhores condições nos locais de trabalho, entre outros.
Nas universidades públicas não estão [está] sendo diferente do que acontece em outros setores como saúde, segurança pública - e outros relacionados a órgãos governamentais. A greve faz com que milhares de estudante [estudantes] sejam prejudicados. A disputa pelas vagas nas universidades pública [públicas] é muito grande, fazendo o ''cenário de caos em que se encontra hoje''. Os professores lutam por melhores condições de trabalho que satisfaçam suas necessidades asseguradas na Constituição da Republica, enquanto o governo se desdobra em argumentos insatisfatórios a fim de não ceder à [a] tais pressões.
Para os críticos, oque se deveria [ o que deveria] ser um ato de ajuda a milhares de universitários, acaba sendo um retrocesso. A mobilização em prol da educação deve ser entendida como uma forma de melhorar e/ou ''ato de renovar os direitos'' de cada cidadão, já que todos pagam impostos que se direcionam para as universidades, porem [porém] poucas pessoas usufruem desse direito.
Em suma, um acordo justo entre o governo e docentes sobre o futuro da educação no Brasil, sem dúvidas [dúvidas,] seria uma forma mais eficaz de resolver esse problema, trazendo leveza as consciências dos nossos representantes e a sensação de abandono por parte dos professores de expiraria [?]. Assim, é necessário que haja consenso tanto por governante, quanto por parte dos docentes, em busca de equilíbrio sobre o funcionamento da educação superior no Brasil.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para comprovar sua tese. Além disso, preocupe-se com a clareza de suas colocações a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |