No panorama contemporâneo muito discute-se [se discute] sobre as formas de ensino público e privado,tendo como objevetivo [objetivo] ressaltar qual a maneira mais eficaz para o aprendizado acadêmico.Recentemente, o corpo docente das universidades federais brasileiras reinvidicam o aumento salarial a fim de erradicar o desmerecimento das pessoas com sua classe. Por conseguinte,fica questão: a problemática da educação é ocasionada pela falta do reconhecimento público para com os professores?
Ao partir da perspectiva que uma equipe docente qualificada deve ser reconhecida pelo seu potencial profissional,pois são esses os profissionais encarregados na formação acadêmica básica de um indivíduo. Apesar das greves serem consequência da revolução industrial, é essa a melhor alternativa de manisfestar o verídico papel das ententidades [entidades] políticas, destacando a importância da garantia dos direitos de um grupo de modo a constituir um alerta para o população sobre o descaso público. Logo,seria necesário desencandear [desencadear] um processo parecido ao do Japão, o qual investiu fortemente na educação de base na restauração Meiji.
A característica de uma sociedade é marcada pela divisão social do trabalho,em suma todo o profissional têm [tem] sua função social e deve ser remunerado de maneira proporcional a sua capacidade técnica,intelectual,mas também didática no caso dos licenciados. O caminho do progresso é dado aqueles países que despertam o gosto da leitura, reconhecem seus profissionais qualificados e proporcionam condições para exercimemto de tais funções [funções,] pois,enquanto não houver um investimento político expressivo no ensino de base [base,] a educação públlica brasileira continuará sendo deficitária.
Tendo em vista os argumentos mencionados tornar-se imprescíndivel a retificação do salário dos professores,pois eles precisam de reconhecimento profissional e participam da bagagem básica do ensino do indivíduo.Atualmente, é utilizado as manifestações grevistas para a garantia dos direitos de uma classe e com licenciados não pode ser diferente,eles devem sair do segundo plano e exercer seu direito de vez e voz.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno do tema. No entanto, faltou uma discussão mais ampla em torno das implicações da greve em si, além de um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). No mais, evite delongas e seja conciso e objetivo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |